O que são Indicadores de Desempenho (KPI)

Também conhecidos como KPI, indicadores de desempenho são métricas que medem/quantificam a performance de um negócio de acordo com os seus objetivos.

Todo gestor e dono de negócios sabe o quão importante é ter indicadores definidos e alinhados nas suas áreas de negócio, porém tão importante como a definição e implantação de indicadores é mantê-los atualizados, para que os gestores possam tomar ações e decisões em tempo hábil.

Para implantar e manter os indicadores de seu negócio ativo, algumas etapas básicas precisam existir, são elas:

  • Planejamento e definições de regras que compõe os indicadores e os seus objetivos;
  • Esses objetivos precisão ser mensuráveis;
  • Dados quantitativos ou qualitativos para mensuração dos indicadores;
  • Ferramenta para preparação coleta, organização e apresentação dos resultados através dos dados.

Margem de Lucro

A margem de lucro é um dos indicadores mais importante do negócio, pois através dela podemos verificar a saúde financeira da empresa, de maneira geral existem algumas formas de as empresas analisarem sua margem de lucros, isso pode variar de acordo com as estratégias de cada empresa, aqui irei demostrar um modelo básico utilizado pelo mercado e que pode ser implantado e utilizado por qual quer tipo de negócio.

  • Receita Líquida Operacional

O cálculo dessa margem é composto da seguinte forma, Receita Bruta subtraindo as Deduções Sobre Receita Bruta.

Receita Bruta é o faturamento total realizado no período, como por exemplo vendas de produtos.

Deduções Sobre Receita Bruta são os impostos sobre as vendas, como por exemplo, IPI, PIS, COFINS, ICMS e ISS.

  • Resultado Operacional Bruto

O cálculo desse tipo de margem é composto da seguinte forma, o resultado do cálculo da Receita Líquida Operacional subtraindo os Custo dos Serviços.

Os custos dos serviços, são custos que estão ligados diretamente com a operação, como por exemplo, Salários do Pessoal Operacional, Insumos e Materiais de Produção, entre outros, ou seja, todos os custos que estão ligados com a operação.

  • Resultado Antes do Imposto de Renda e Contribuição Social

Esse resultado é composto pelo Resultado Operacional Bruto, subtraindo as Despesas Administrativas, somando com o Resultado de Outras Receitas e Outras Despesas, como por exemplo Resultado Financeiro que são os Rendimentos Financeiros subtraindo os Custo Financeiro (Juros, Multas, IOF etc.).

  • Resultado Líquido

O Resultado Líquido ou Margem de Lucro/Prejuízo é o resultado do exercício, esse conjunto de indicadores é conhecido no mercado como Demonstração do Resultado do Exercício ou simplesmente DRE, esse relatório é de natureza Financeiro/Contábil e através dele é possível acompanhar como anda a saúde financeira do seu negócio.

A seguir um modelo de DRE totalmente automatizada e integrada com o sistema da empresa, sem necessidade retrabalhos ou atualização manual, desta forma é possível acompanhar como anda seu negócio no decorrer do mês e não após o fechamento.

Fluxo de Caixa

O Fluxo de caixa é um dos indicadores mais importante que temos no financeiro, ele demonstra os valores de entradas e saídas do seu negócio, e o saldo entre eles.

  • Entradas: Entradas são os valores recebido através das vendas, seja de produtos ou serviços, esses valores representa o faturamento da empresa.
  • Saídas: Saída são valores pagos para fazer o negócio funcionar, como por exemplo, pagamentos a fornecedores para compra de matéria-prima e insumos, pagamentos de funcionários, pagamentos de impostos etc., esses valores representam os custo e despesas da empresa.
  • Saldo e Saldo Acumulado: O saldo representa o resultado do cálculo das Entradas subtraindo as Saídas, o resultado pode ser utilizado também para medir o ponto de equilíbrio mensal.

O Saldo Acumulado é basicamente o saldo sendo acumulado ao longo do tempo, por exemplo, imagina que em janeiro/2022 o faturamento de um negócio foi R$100.000,00 e os custos + despesas foram R$85.000,00, então o saldo do mês é de R$15.000,00, já no mês de fevereiro o faturamento foi de R$106.000,00 e os custos + despesas foram de R$96.000,00, temos um saldo de R$10.000,00 para fevereiro, nosso Saldo Acumulado será composto da seguinte forma (Saldo janeiro R$15.000,00 + Saldo fevereiro R$10.000,00 = R$25.000,00).

Tão importante quanto ter indicadores implantados é mantê-los atualizados para que o gestor possa tomar decisões rápidas e assertivas, abaixo um painel financeiro com análise de fluxo de caixa, totalmente automatizado e integrado com o sistema da empresa.

Taxa de Conversão de Leads

Taxa de conversão é um dos indicadores de marketing, que pode ser utilizado também pelo setor comercial, ela mede o % de Leads que são convertidos em vendas, esse processo de conversão se dá através de um funil desenhado em várias etapas utilizadas como filtros, cada negócio pode implementação sua própria lógica de filtros para essa conversão, tudo depende das estratégias da empresa, como por exemplo, público-alvo, nicho de mercado, segmento etc. o cálculo da taxa de conversão é realizado da seguinte forma, total de leads que foram convertidos em vendas ou ganhos, divido pelo total de leads geral.

No painel abaixo desenvolvido em Power Bi, pode se acompanhar esse processo de forma automatizada e dinâmica, dessa forma a gestão tem as informações atualizadas sempre que necessário para tomada de decisão.

Performance de Vendas

Vendas é o indicador mais importante de todos negócio, pois sem vendas não há faturamento, e sem faturamento fica difícil manter um negócio rentável, por isso a tamanha importância de acompanhar a performance das vendas, pois dessa forma o gestor pode tomar decisões e traçar estratégias relacionadas a vendas do negócio.

 A performance de vendas mais conhecida do mercado é a de Realizado VS Meta, que mede o desempenho de vendas realizadas em relação a meta da empresa, apresentando uma análise de quanto falta para chegar na meta, ou de quanto já passou da meta.

O cálculo de performance de vendas pode ser realizado de duas formas;

  • A primeira é basicamente a divisão do realizado pela meta, exemplo, realizado de R$ 523,23 com meta de R$ 105.421,50, podemos fazer o seguinte, R$ 95.523,23 / R$ 105.421,50 = 0,91 * 100 = 91%, ou seja, isso indica que o realizado está em 91% de atingir a meta, sendo assim, ao atingir 100% a meta será batida.
  • A segunda maneira teremos o mesmo resultado, porém com visões diferente, sendo calculada da seguinte forma, realizado subtraindo a meta, e o resultado dividido pela meta, exemplo, realizado de R$ 523,23 com meta de R$ 105.421,50, podemos fazer o seguinte, R$ 95.523,23 – 105.421,50 = R$9.898,27, esse resultado é divido pela meta assim, R$9.898,27/105.421,50 = -0,09 * 100 = -9%, ou seja, isso indica que o realizado está 9% abaixo de atingir a meta, quando o indicador atingir 0% a meta será batida.

Os dois modelos acima chegam no mesmo resultado, porém com visões diferente, cada gestor tem sua maneira favorita de acompanhar a performance, o importante é esta acompanhado a performance de vendas do negócio.

Além de ter esses indicadores definidos, nada melhor do que tê-los automatizado direto da base de dados do seu sistema, com atualizações diárias e acesso de qual quer lugar.

O modelo abaixo apresenta um painel de performance de vendas, sendo analisada e performance de realizado VS meta, totalmente dinâmico e pode ser acessado de qualquer lugar, basta acesso à internet.

Turnover ou Rotatividade de Pessoal

Turnover representa a rotatividade de colaboradores da empresa (Admissões e Demissões), podendo ser apurado apenas para desligamentos e contratações.

Esse indicador é de extrema importância para o negócio pois através é possível identificar vários gaps de recrutamento e seleção, clima organização e ambiente de trabalho, manter um turnover equilibrado faz com que o negócio tenhas ganhos, tanto com redução de custos, quanto na retenção de talentos.

Apesar do turnover ser um indicador geral de rotatividade, ele pode ser subdividido em segmentos, são eles, Turnover Geral, Turnover Ativo, Turnover Passivo e Turnover Espontâneo.

  • Turnover Geral é o principal entre os destacados acima, ele mede a rotatividade não apenas levando em consideração os desligamentos, mas sim, toda movimentação de pessoal (Entradas, Saídas e Ativos), o cálculo para obter esse índice é realizado da seguinte maneira. Número de Admissões + Número de Demissões dividido por 2 e o resultado é dividido pelo Número de Funcionários.
  • Turnover Ativo mede a rotatividade para os desligamentos que são motivados pelos colaboradores, ou seja, pedidos de demissões, o cálculo para obter esse índice é realizado da seguinte maneira. Número de Desligamentos (Pedidos de Demissão) dividido pelo Número de Funcionários.
  • Turnover Passivo mede a rotatividade para os desligamentos que são motivados pela empresa, ou seja, demitidos, o cálculo para obter esse índice é realizado da seguinte maneira. Número de Desligamentos (Demitidos) dividido pelo Número de Funcionários.
  • Turnover Espontâneo mede a rotatividade para os desligamentos que não são motivados pelos colaboradores ou pela empresa, como por exemplo, morte ou aposentadoria, o cálculo para obter esse índice é realizado da seguinte maneira. Número de Desligamentos (Morte ou Aposentadoria) dividido pelo Número de Funcionários.

O Dashboard a seguir demonstra esses indicadores com integração ao banco de dados da empresa, totalmente automatizado.

Para acessar e interagir com todas as soluções que apresentamos nesse artigo, acesse nossa página de portfólio.

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