O que é Business Intelligence (BI)
Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Negócios é o processo que através da utilização de conceitos, ferramentas e tecnologia transformam dados bruto em informações que apóiam na tomada de decisão do negócio, trazendo mais segurança para o gestor e para a empresa.
O processo de BI consiste em:
- Coleta de Dados;
- Transformação e Organização de Dados;
- Análise dos Dados Organizados;
- Monitoramento e Compartilhamento de informações geradas a partir dos dados.
Onde aplicar BI no meu negócio?
É possível aplicar BI em praticamente todos as áreas do negócio, sendo necessário seguir alguns paramentos, como por exemplo, processo definido, geração de dados, definição de indicadores e métricas de negócios etc.
Exemplo de áreas que mais utilizam BI:
- Comercial e Vendas;
- Marketing;
- Finanças;
- Logística;
- Recursos Humanos;
- Controle de Produção;
- Contabilidade;
- Tecnologia da Informação;
Benefícios da utilização de Dados para sua empresa
- Velocidade e Assertividade na tomada de decisão;
- Redução de Custo;
- Ganho de vantagem competitiva em relação aos concorrentes;
- Otimização de processos internos;
- Facilidade para identificação de problemas;
- Ganho de eficiência operacional;
- Obtenção de novos negócios;
- Identificação de novas oportunidade;
Como implantar um projeto de Business Intelligence com Microsoft Power BI
O Power Bi é um serviço utilizado para análise de dados e inteligência de negócio, desenvolvido pela Microsoft Corporation, lançado em julho 2015 de lá para cá é o software de sua categoria que mais cresce no mercado.
Com o Power BI podemos conectar, integrar e realizar cruzamento de várias fontes de dados, permitindo gerar indicadores poderosos para embasar a tomada de decisão dentro da empresa.
Processo de Business Intelligence utilizando o Power BI
- Mapeamento das necessidades e levantamento de requisito com as áreas de negócios;
Essa etapa do projeto é realizada em conjunto entre a equipe de desenvolvimento do projeto e a área de negócios para entendimento dos negócios e indicadores, levantamento de regras, conceitos e processos utilizados pela área.
- Mapeamento das fontes de dados;
Próxima etapa é identificar a origem dos dados da área de negócio, ou seja, entende de onde vem esses dados, se é um banco de dados que recebe dados do ERP da empresa, se é de um sistema Web, como por exemplo plataformas de CRM ou de arquivos como Excel, Csv, Txt, Pdf, Json etc.
- Processo de ETL (Extração, Transformação e Carga de Dados)
Após descobrimos a origem dos dados, realizamos o processo de ETL que consiste na Extração, Transformação e Carga dos dados, nessa etapa é realizado a coleta, tratamento e transformação e limpeza desses dados utilizando a Linguagem M, estruturando-os de forma correta, deixado nas tabelas apenas o que é necessário para desenvolvimento do projeto, aqui utilizamos o Power Query que a ferramenta de ETL do Power BI.
- Modelagem de Dados;
Após a carga dos dados do Power Query para o Power BI, é desenvolvido o Modelo de Dados, sendo considerado conceitos de Tabelas Fatos e Tabelas Dimensões, a fim de deixar o projeto mais performático, para realizar o cruzamento de informações, é utilizado o conceito de relacionamento entre as tabelas.
- Cálculos e Indicadores de Negócios;
Com o modelo de dados definido, inicia-se o processo de desenvolvimento das métricas de negócios para formar os indicadores e KPI’s necessário para medir o desempenho da empresa, nesse processo utilizamos cálculo com a linguagem DAX (Expressões de Análise de Dados), que nos permite realizar cálculo dinâmicos para atender aos requisitos e regras de negócios e formar os indicadores solicitados.
- Visualização de Dados;
Após o desenvolvimento das métricas de indicadores, o próximo passo é desenvolver painéis gráficos com informações claras, objetivas e dinâmicas, levando em consideração os requisitos e regras de negócios definidas pela área de negócio na primeira etapa do projeto.
- Automatização do processo de atualização dos dados;
Nessa etapa publicamos os relatórios desenvolvidos para um ambiente seguro e controlado, o Power BI Service, nesse ambiente podemos realizar a automatização das atualizações das fontes de dados, definindo horários agendados e quantidade de vezes ao dia, a quantidade das atualizações varia entre 08 e 48 vezes ao dia, isso irá depender da licença do Power BI que a empresa adquirir.
- Monitoramento e compartilhamento de informações;
No ambiente do Power BI Service, além de agendar as atualizações, é possível realizar uma série de ações importantíssima em um projeto de BI, dentre essas ações está o monitoramento dos indicadores, é nesse ambiente que são realizadas as análises dos indicadores pelas áreas de negócios, além disso aqui é possível compartilhar os relatórios de forma segura, ou seja, para pessoas exclusivas, sem necessidade de envio de arquivos por e-mail ou algo do tipo.
A imagem a seguir demostra um projeto desenvolvido em Power BI para o setor comercial, com Análise de Realizado X Meta, Ranking de Vendedores, Análise de Cross-sell e Previsões de Vendas com simulações de cenários.
Para acessar esse e outros projetos de Business Intelligence de maneira interativa, acesso nossa página de portfólio.
Deixe seu feedback nos comentários ou nos envie um e-mail através dos contatos, ele é muito importante para nós.